Ensino Fundamental I (faixa etária: 10 a 11 anos)
Desde 2012, o projeto recebe milhares de alunos do 4º ano do ensino fundamental I da rede municipal de Mogi das Cruzes–SP para uma visita ao Centro de Memória e Cultura Julio Simões para que conheçam e se inspirem na história de vida e superação do fundador do Grupo SIMPAR sr. Julio Simões, proporcionando uma experiência cultural enriquecedora, com temas transversais ao currículo escolar.
“A história do senhor Júlio é uma inspiração! Um ensinamento lindo de persistência que ele deixou para todos que conheceram a sua história!”
Jovens de 16 a 24 anos
Capacita jovens em vulnerabilidade com habilidades acadêmicas e comportamentais, ajudando-os a desenvolver projetos de vida e ingressar no mercado de trabalho. Realizado em Mogi das Cruzes–SP, o curso de 4 meses oferece aulas em português, matemática, e pacote Office, além de bolsa-auxílio e acesso ao refeitório. Ao final, os participantes podem se candidatar a vagas de jovem aprendiz no Grupo SIMPAR.
Desde 2007, o IJS gere o programa de voluntariado de colaboradores que se formam para atuar como doutores palhaços em asilos e hospitais. Mais de 250 voluntários passaram por essa transformação (50 horas-aula) baseada no protagonismo social e na empatia.
“Não queria ser palhaço. Mas o curso não é sobre isso! É um programa 100% emocional: transforma você, usando o que você tem dentro de si.”
O IJS amplia seu impacto positivo com as Campanhas Solidárias de inverno e Natal, incentivando a participação de colaboradores em instituições sociais locais. O objetivo é unir todas as empresas do Grupo SIMPAR em um esforço solidário, com campanhas simples que se adaptam a qualquer tamanho de operação. Além dessas campanhas, o Instituto Julio Simões coordena ajuda humanitária em desastres, como nas chuvas no Rio Grande do Sul em 2024
Em 2024, estendemos a visitação ao CM para alunos dos cursos de administração e logística de escolas técnicas do Alto Tietê. Além de conhecer a exposição sobre a história do sr. Julio Simões e das empresas do Grupo SIMPAR, os jovens também assistem a uma apresentação de especialistas das empresas nas áreas de atuação –aproximando-os do universo prático do trabalho para unir a teoria à prática.
“Aprendemos não somente sobre a empresa em si, mas conhecemos também diversos valores e recebemos dicas em relação a entrevistas de emprego.”
Além de manter a Estância Renascer Manuel Maria, o IJS faz repasses mensais a outras 7 instituições de assistência social que atendem a públicos vulneráveis. São instituições que cumprem um papel de extrema importância para a sociedade!
“Já passei por vários locais e não existe lugar melhor que esse”. (Asilo Manuel Maria)
O Instituto Julio Simões apoia projetos independentes por meio de doações para instituições sociais e ONGs. Confira mais detalhes:
Projeto criado pela Sra. Elvira Simões, em 1999, a Associação Manuel Maria Estância Renascer é uma Instituição de Longa Permanência (ILPI) que atende cerca de 40 idosos, em Mogi das Cruzes/SP, de ambos os sexos e de baixa renda.
Em Virginópolis–MG, abriga 12 idosos e fornece todos os tratamentos médicos e terapêuticos.
Fundada pela irmã Teresinha Biasi, em outubro de 1993, a Associação de Recuperação Nutricional SOS Vida já atendeu, em Eunápolis–BA, mais de 2,5 mil crianças vítimas da desnutrição, maus tratos e abandono.
A casa funciona 24 horas e atende cerca de 30 crianças internadas, além de tantas outras acompanhadas em suas residências.
Inaugurada em 1999, a CTL Guadalupe é um centro de recuperação para dependentes químicos, no município de Jaú–SP e atende a 20 pessoas por mês.
A instituição, localizada em Mogi das Cruzes, mantém uma creche que atende 225 crianças, em tempo integral, de famílias com renda de até três salários mínimos.
O Recanto do Ancião José Segatto é um local de permanência assistida a pessoas com idade a partir de 60 anos na cidade de Aracruz–ES e hoje atende a 40 idosos.
Com foco o desenvolvimento de projetos e oficinas na comunidade de Três Lagoas–MS atende a crianças e jovens.
Criada em 1970, a APAE de Mogi das Cruzes atende cerca de 600 pessoas com deficiência intelectual e múltipla, que recebem atendimento gratuito nas áreas de educação, saúde e assistência social.
Sabemos que nossas ações vão além dos números, mas para tornar mais tangíveis os impactos, confira o gráfico abaixo com dados de 2024:
Com nossos projetos, buscamos melhorar a qualidade de vida dos motoristas profissionais
Desde 2006, o IJS tem sido um motor de transformação social. Descubra todos os detalhes dessa trajetória!
© Copyright 2024 – Desenvolvido por apis3