Ao incentivar o voluntariado, o Instituto Julio Simões tem como propósito maior, contribuir para a construção de uma sociedade mais justa, responsável e humana.
Por meio do projeto Julio Cidadão, os “Doutores Palhaços”, leva alegria em hospitais e asilos, a fim de somar empenho, solidariedade e criatividade com os colaboradores das empresas JSL, CS Brasil, Original Concessionárias, Grupo Vamos, Movida e JSL Leasing.
Desde 2007, o Instituto Julio Simões apoia a participação dos colaboradores da JSL em um programa de cidadania corporativa, chamado Julio Cidadão. Baseado nas ideias do Dr. Patch Adams e desenvolvido em parceria com Roberto Ravagnani, o programa Julio Cidadão tem como objetivo incentivar o voluntariado empresarial e o exercício da cidadania por meio da formação de “Humanizadores Hospitalares”, formando assim um grupo de Doutores Palhaços.
Os voluntários contribuem para a melhoria do bem-estar das pessoas atendidas em asilos e hospitais públicos ou filantrópicos, especialmente adultos e idosos, sejam eles pacientes, acompanhantes, visitantes ou profissionais. A formação dos voluntários é voltada a temas de desenvolvimento humano e equilíbrio social, como cordialidade, cortesia e respeito; onde são apresentados conceitos e práticas de cidadania, cooperação, criatividade e desembaraço.
Até o momento, o Instituto Julio Simões formou 9 turmas de 180 voluntários que beneficiaram mais de 24,5 mil pessoas.
São mais de 180 colaboradores voluntários formados e de 24,5 mil pessoas atendidas no projeto até hoje.
Este ano mais uma turma está em formação hospitalar com mais de 50 alunos.