Inaugurado em 2012, o Centro de Memória e Cultura Julio Simões é um espaço dedicado à história do fundador da empresa e apresenta acontecimentos importantes sobre a vida pessoal e profissional do Sr. Julio Simões, além de toda a trajetória do Grupo SIMPAR.
A exposição contém fotos, documentos, objetos históricos e até uma réplica de seu primeiro caminhão, comprado na década de 50. Com esse caminhão, ele fazia o transporte de hortifrutigranjeiros da região de Mogi das Cruzes para o Rio de Janeiro.
Em Mogi das Cruzes, região metropolitana de SP. Participamos ativamente da construção da indústria local e das iniciativas sociais da região, e investimos na qualidade de vida dos caminhoneiros.
Navegue pelos botões abaixo para ter uma experiência em 360° de uma visita guiada especialmente por Ercio Gomes da Silva, coordenador de treinamento da SIMPAR.
Entrada do Centro de Memória
Túnel do Tempo
Década de 50
A Primeira Frota
O Ford F8 - Parte 1
O Ford F8 - Parte 2
O Casamento
A Construção da Família
Década de 60
Década de 70
Década de 80
Década de 90
Os Anos 2000
O Ano 2010
O IPO
A Criação da SIMPAR
Instituto Julio Simões
Conheça a Sala do Sr. Julio Simões
Uniformes: Linha do Tempo
Hall de Troféus
Peças Históricas
Em 3 de fevereiro de 1928, em Ribeira de Alcalamouque – Portugal, nasce Julio Simões, o terceiro filho de Antonio Simões e Laurinda Aurora.
Passa sua infância na quinta, onde seu pai é caseiro. Até os 12 anos executa tarefas consideradas leves: varre a varanda, busca água na fonte e lava as escadas.
Em 1946, aos 18 anos, mesmo temoroso pelo período pós-guerra, alista-se e serve ao Exército português.
Em 25 de fevereiro de 1952, após 18 dias de viagem, desembarca em Santos/SP. Faz curso de mecânica e trabalha com o seu tio Arthur na Auto Ônibus Mogi. Tem início sua fase empreendedora, começando por mascate, depois, com a compra de seu primeiro caminhão, realizando o transporte de hortifrutigranjeiros.
Em 25 de agosto de 1961, sofre grave acidente e quebra o fêmur. No ano seguinte, adquire seu primeiro caminhão zero quilômetro. Passa a ser o responsável por todo o transporte de cargas da Companhia Suzano de Papel e Celulose e constitui a Transportadora Julio Simões.
Na década de 70, compra o terreno da avenida Saraiva. Este torna-se no futuro o endereço da sede administrativa da empresa. No mesmo período, adquire a antiga transportadora Transcofer e obtém a certidão de nacionalidade brasileira.
No início da década de 80, Julio Simões já possuía uma frota de 300 caminhões. Mesmo assim, a empresa continua em crescimento, e em 1984, adquire a empresa que distribuía as bebidas Antarctica na região de Mogi das Cruzes.
A década de 90 é marcada pela diversificação na prestação de serviços da empresa de Julio.
Na década de 2000, decide que é hora de acalmar-se profissionalmente e elege Fernando Antonio Simões, seu quinto filho, como sucessor. Deixa a empresa com faturamento de R$ 1,7 bilhão/ano, 12 mil colaboradores, 112 filiais, frota com 16 mil veículos e atuação altamente diversificada.
Ele nos deixou em 8 de março de 2012, aos 84 anos.
Crianças e jovens se inspiram no exemplo do sr. Julio ao visitar o Centro de Memória.
Capacitação de jovens em situação de vulnerabilidade
Os primeiros passos para a construção de suas carreiras
"Aprendemos não somente sobre a empresa em si, mas conhecemos também diversos valores e recebemos dicas em relação a entrevistas de emprego."
"A trajetória das pessoas que nos receberam me inspirou a continuar estudando para conquistar meus objetivos. Os conselhos sobre o mercado de trabalho me ajudaram e tiraram várias dúvidas, incertezas e inseguranças que eu tinha "
“Além de inspirar os sonhos e alimentar o interesse em aproveitar oportunidades, ainda há vários temas citados no decorrer da visitação que podem ser tratados de forma multidisciplinar durante as aulas”
Profª M.L. Coelho da Cempre Sérgio Moretti
"A história do senhor Júlio é uma inspiração! Um ensinamento lindo de persistência para todos que conheceram a sua história!"
Profª L.S. Santos da E. M. Marlene Muniz Schmidt
Visita especial ao Centro de Memória
Crianças exploram o passado para sonhar com o futuro
© Copyright 2024 – Desenvolvido por apis3