• Projetos JULIO CIDADÃO Ao incentivar o voluntariado, o Instituto Julio Simões tem como propósito maior, contribuir para a construção de uma sociedade mais justa, responsável e humana. Por meio do projeto Julio Cidadão, os “Doutores Palhaços”, leva alegria em hospitais e asilos, a fim de somar empenho, solidariedade e criatividade, entre as iniciativas do Instituto com os colaboradores das empresas da JSL. Desde 2007, são quase o 24.000 pessoas atendidas ao longo do projeto.
  • Projetos VOCÊ QUER? VOCÊ PODE! Realizado pelo Centro de Memória e Cultura Julio Simões – CMC Julio Simões, o projeto VOCÊ QUER? VOCÊ PODE!, lançado em agosto de 2012, atende estudantes da rede pública de ensino de Mogi das Cruzes. Por meio de visitas ao CMC Julio Simões os estudantes conhecem os episódios mais representativos da história do empresário e fundador da JSL e do Instituto Julio Simões, Sr. Julio Simões, e são estimulados a aprimorarem habilidades e competências que ampliem suas possibilidades de conquistas. Durante a visita, eles assistem a um vídeo que mostra depoimentos de colaboradores da JSL contando suas histórias de desenvolvimento pessoal e profissional, recebem materiais com linguagem apropriada com assuntos sobre superação, feitos exclusivamente para este projeto e que está alinhado à disciplina de empreendedorismo tratada na rede pública de ensino mogiana. O objetivo principal do projeto é incentivar as crianças e adolescentes a acreditarem em suas ideias e reforçar o valor do trabalho. (https://pt-br.facebook.com/projetovocequervocepode)
  • Projetos Gincana Cultural - TODOS COM UM SÓ OBJETIVO! O Instituto Julio Simões, conta com a Gincana Social desde 2012, agora Gincana Cultural TODOS COM UM SÓ OBJETIVO!, que veio para fomentar a cultura de voluntariado na JSL. Ação aberta a todos os colaboradores da empresa como também seus familiares e amigos, contribuindo para a integração entre colaboradores, empresa e comunidade, por intermédio de atividades de arrecadação, doação e ações em instituições ou espaços públicos. Até 2017, foram 130 turmas formadas, 3.863 voluntários envolvidos, 3 espaços públicos e 286 instituições beneficiadas ao longo do desenvolvimento do projeto. Que é realizado sempre no segundo semestre, em toda estrutura do Grupo JSL.
  • Projetos Gincana Cultural - TODOS JUNTOS COM UM SÓ OBJETIVO! A Gincana Cultural TODOS COM UM SÓ OBJETIVO!, promove a cultura de voluntariado na JSL. Ação aberta a todos os colaboradores da empresa como também seus familiares e amigos, contribuindo para a integração entre colaboradores, empresa e comunidade, por intermédio de atividades de arrecadação, doação e ações em instituições ou espaços públicos.
  • Projetos GINCANA CULTURAL Todos com um só objetivo!   Por meio de ações como estas, temos a GINCANA CULTURAL, TODOS JUNTOS COM UM SÓ OBJETIVO! A gincana cultural, é uma projeto de voluntariado realizada entre os colaboradores de toda JSL e suas empresas. Seu objetivo é fomentar a cultura e a prática do voluntariado, contribuindo para a integração entre colaboradores, empresa e comunidade, por meio de atividades de arrecadação, doação e ações em instituições do entorno de nossas operações.   Inserir na rotina dos colaboradores, práticas e as diretrizes da Política de Gestão para a comunidade do entorno de suas operações (no caso, instituições beneficiadas).   Esta é uma iniciativa voltada a todos os colaboradores da JSL e empresas do grupo, de todo o Brasil, que desejam criar ou se envolver em atividades sociais, dedicando seu tempo e talentos a iniciativas positivas em suas comunidades quanto dentro da empresa, gerando impactos para a sociedade. Por meio de ações como essa, é possível:   > Desenvolver o espírito participativo como atitude positiva; > Desenvolver aspectos e atividades culturais e recreativas; > Exercitar o espírito de liderança, trabalho em turma e motivação.   A Gincana pretende estimula e apoia o engajamento dos colaboradores em atividades sociais, sem, no entanto, caracterizar a iniciativa como uma competição que dividi ganhadores e perdedores.   Dada a sua missão e natureza, todos os participantes serão vencedores por princípio, uma vez que a soma dos resultados coletivos será substancialmente mais importante que a comparação entre os desempenhos, isoladamente.